terça-feira, 21 de abril de 2009

O destino de uma Copa nas urnas

Imagine um país fictício 'X' que é o mais importante do continente. No próximo ano, todos os olhos estarão voltados para a atuação deste país, por causa de um grande evento. E amanhã, quarta-feira, é dia de eleição presidencial. O principal candidato ao cargo e líder nas pesquisas já dava como encerrada a carreira política há quatro anos, quando o assessor financeiro dele foi preso por fraúde e depois ele mesmo foi acusado de corrupção. O caso foi arquivado. Porém, na época, ele era vice-presidente deste país.

Todo esse exercício de raciocínio é para entender o que passa politicamente na África do Sul. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Pois Jacob Zuma, de 67 anos, é o presidente do Congresso Nacional Africano (CNA) - principal partido na luta contra o regime do apartheid. Porém, Zuma também é o personagem principal desta acusação e poderá ser eleito presidente da África do Sul, amanhã.

Lembre-se que o próximo ano é ano de Copa do Mundo. A situação do país sede do próximo grande evento esportivo poderá se tornar vexatório, por causa desta eleição. Não seria visto com bons olhos no cenário munidal que um acusado de corrupção fosse o presidente do país, justo em ano de Copa. (Claro, que tudo não passa de acusação, para que isso fique evidente!)

Mas, se você fosse residente deste país 'X', você votaria nele? Você, investidor, confiaria nele para que as obras não ficassem atrasadas para o grande evento? A Copa do Mundo está aí! Infelizmente, a situação da África do Sul é alarmante! Resta a esperança.

PS: a imagem é do cartaz rasgado do candidato citado nas ruas da Cidade do Cabo.

Um comentário:

  1. Falou tudo:
    "Resta a esperança."
    Por aqui pasou uma reportagem, falando basicamente sobre isso.
    Mas sabe que corrupção existe em todo o lugar.Mas seria vergonhoso.
    ------------------------------------------

    Off.-
    Meu Deus, não sei o que foi pior. o penalti que Pepe fez, e chutou o adversário, ou o penalti cobrado.

    (Não gosto do Madrid, não mesmo, mas tenho que reconheçer que Higuaín (ao lado do Robben) é o melhor do time hoje.

    ResponderExcluir