terça-feira, 24 de março de 2009

A Espanha será igual sem Iniesta?

Sim, o meio-campista do Barcelona e da Seleção Espanhola está lesionado. Um desfalque e tanto para a La Roja. Peraí, será mesmo? E o conjunto que fez tanto sucesso? Se perder um, modifica tudo? Por causa desta questão, o AS pediu aos colunistas Paco González - sim - e Manolo Lama - não - para defenderem a tese de que "a Espanha será igual sem Iniesta?"...( a tradução é livre)...

Sim: Ainda bem temos uma Seleção em que se não está Villa está Torres, se não está Senna está Xabi Alonso e se não estão Cesc ou Iniesta podemos ir com Xavi e Cazorla e segue uma maravilha. De todos, se há algum imprescindível, para mim é Xavi, que elevou o jogo da Seleção ao ponto de uma confiança nele que todos são necessários, mas ninguém é imprescindível. Espanha atua bem porque tem 15 ou 16 jogadores que descobriram esta maneira de jogar e quase sempre qualquer combinação entre eles dão resultado. Iniesta é muito Iniesta, mas com os dos Liverpool, Barça e Valencia segue sendo um meio-de-campo para deixar o mundo de boquiaberto.

Não: Como o Barça, que também é igual sem Iniesta, agora ocorre o mesmo. Andrés tem uma capacidade de desmarque, de imaginação, de apoio curto, de passe em profundidade, de assistências, de chegada pela linha de fundo e de aparições de surpresa que nos dias de hoje é insubstituível. Me atreveria a dizer que seu desfalque é irreparável: podem sair outros e podem fazer muito bem, mas jogar ao nível dele é impossível. O baque que teve o Barcelona foi quando ele estava lesionado, e me acordo que Luis (Aragonés), na Eurocopa, lutou e deu os minutos necessários para que ele se recuperasse nas primeiras partidas e finalmente o utilizou nas essencias quartas, semi e final.

E você, ficaria com qual opção?

Coisas que eu acho que eu acredito:

Iniesta tem a qualidade no passe que é impagável. A porcentagem de acertos no passe é elevadíssimo (não tenho a porcentagem atual no La Liga e tão pouco a da Seleção). Mas na temporada passada chegou a incríveis 96% de passes completos, sem contar o número de assistências. O ponto forte da Seleção Espanhola é o toque de bola. Mas Iniesta ainda não chegou a condição de ser o tipo de jogador insubstituível. Desfalque, certamente, será. Entretanto, Vicente del Bosque também tem banco. Cazorla ou Silva estão preparados para a função!

3 comentários:

  1. Na minha opinião,
    Os que realmente fazem falta na Furia são:
    Iker, Xavi , Ini e Villa.
    Os outros nem tanto.

    Mas todos são de um excelente nível.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente.
    Alguém acha que o Silva ou Cazorla no mesmo nível que Iniesta?
    Acho que não.

    ResponderExcluir
  3. No mesmo nível não!
    Tenho que concordar contigo!
    Mas não é lá assim, digamos, essencial.
    Mas a La Roja pode sobreviver sem ele, muito bem!
    Só falta eu queimar minha língua...hehehe

    ResponderExcluir